Clique aqui para acessar

Na Itália, se você quiser descansar em um lugar tranquilíssimo, fique na Casali in Val di Chio, a 228 kms de Roma, na cidade de Castiglion Fiorentino (onde meu avô nasceu).

_______________________

Cidade predileta: Paris
País predileto: Itália
Melhor viagem: Paris, 2001
Viagem mais longa: EUA, 1981

Uma das coisas que mais gostamos de fazer é viajar. Seja no Brasil ou no exterior, o mundo tem muita coisa boa para ser vista.

Nesta parte de minha página, mostro alguns dos lugares que conhecemos, com algumas dicas que, quem sabe, poderão ser de valia para você no futuro.

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter muito dinheiro para viajar. Basta fazer uma boa economia (sim, muito difícil neste país em que vivemos!) e usar alguns truques... reservar hotéis pela Internet, ficar em acomodações longe de centros turísticos, evitar pacotes 'fechados' para o exterior, saber pelo menos um pouquinho da língua nativa, etc..

Para fotos destas viagens, veja a seção de fotos desta página.
Algumas fotos de nossas viagens

Jussara em Paris

2009
Vietnã

Algumas de nossas viagens

Estados Unidos e Canadá, 1982 (1 ano de duração)

Esta foi a minha primeira viagem para o exterior, aos 15 anos. Teve início no final de 1981. Saí de Belo Horizonte para o Rio, e de lá em vôo da Braniff (não existe mais) para Miami. De lá, peguei um avião da Piedmont para Washington. Na chegada, 5 graus abaixo de zero, e tudo diferente para mim. O inverno foi rigoroso: neve, muita neve, e a temperatura mais baixa que peguei foi de 20 graus abaixo de zero.

Nesta viagem tive a oportunidade de conhecer muitos lugares dos Estados Unidos, como Nova York (várias vezes), Texas, todo o leste até Maine e o Canadá (cidadezinha de Yarmouth, província de Nova Scotia), onde estive em julho. Nesta viagem para o Canadá que fiquei sabendo que o Brasil havia perdido a copa para a Itália!

Uma cidade que visitava sempre era Crystal City, no estado da Virginia, coladinha na capital, Washington. É um lugar muito rico, onde se vêem centenas de altos executivos do governo americano que trabalham no Pentágono. O interessante nesta cidade é que ela possui cerca de 600 lojas, todas debaixo da terra! A princípio, pode-se supor que isto foi feito para se esconder do frio que faz na região durante o inverno, mas há quem afirme que, na verdade, trata-se de um excepcional refúgio no caso de uma guerra nuclear. Não é a toa que existem ligações subterrâneas que nos levam ao Pentágono (uma das faces do Pentágono está sempre aberta à visitação pública).

Recife, 1988 (10 dias de duração)

Esta viagem foi feita com a Milvana, minha irmã, e a família dela. Ficamos no hotel Othon, em Boa Viagem. Um passeio muito bom é até Porto de Galinhas, onde as águas são hiper-cristalinas. Vale a pena conhecer também a Ilha de Itamaracá e Olinda.

Europa, 1989 (2 meses de duração)

Esta foi uma das minhas melhores viagens, no início de 1989. Viajei mais de 14.000 quilômetros de trem e perdi 7 quilos. O início foi em Madri (após um vôo com 30 horas de atraso!), depois segui para Barcelona, Genebra (hiper-organizada, na Suiça). De Genebra fui para Paris (um detalhe da pontualidade suíça: O trem saía as 10:02, quando o relógio digital da estação marcou 10 horas, 02 minutos, 00 segundo o trem partiu). A chegada em Paris foi muito 'emocionante', e esta sem dúvida é a cidade que mais gosto.

Daí segui para Amsterdam (onde voltaria em 1997 com meu irmão), depois Munich (Alemanha) e Innsbruck (Áustria).  Munich é uma bela cidade, mas com toda a frieza típica do povo do norte europeu. O museu da tecnologia é excelente, e uma visita a um campo de concentração (DACHAU) vale a pena, apesar de todo o sofrimento que os judeus passaram! Já Innsbruck é outra cidade incrível (terra do ex-piloto de F1 Berger), toda cheia de picos cobertos de neve - fantástico.

De volta a Munich, embarquei para Paris no 'Expresso do Oriente'. Alguns dias depois fui de novo para a Suiça (Zürich) e para o pequeno principado de Liechtenstein, cuja capital chama-se Vaduz.

Quem não foi a Vaduz não foi à Europa :-) Na verdade, duvido que muitos brasileiros tenham tido a oportunidade de conhecer esta cidadezinha, encravada entre a Suíça e a Áustria. Famoso por sua fabricação de selos e dentaduras, pode-se cruzar todo o principado de Liechtenstein em apenas 20 minutos de carro! Mas é muito bacana, e vale a pena visitar o castelo real, que se localiza no alto de um penhasco. Uma menção à Liechtenstein foi feita em um dos episódios do impagável AGENTE 86. Na ocasião, o bilheteiro de um trem disse que, devido a uma enchente, todo o país teve de ser evacuado :-)) Coisas de MAXWELL SMART.

Daí, fui para a Itália, em Milão e Roma. Eu voltei em Roma no final de 1996, é uma cidade muito bacana. Costumo dizer que o melhor país para se visitar é a Itália, mas a melhor cidade continua sendo Paris!

De Roma fui para Pisa (ver a torre inclinada), Florença e Veneza - QUE CIDADE! Veneza é demais! Apesar do cheirinho desagradável que pode emanar dos seus incontáveis canais, a cidade tem um charme todo especial. Se você for a Veneza, tente chegar à noite. Você vai ficar fascinado pelo aspecto sui generis que esta cidade proporciona - além de ficar literalmente perdido! No dia seguinte, acorde com a fantástica visão do Canal de La Giudecca. Não há carros em Veneza, e a sua movimentação pela cidade deve ser feita através de pequenos barcos (vaporettos e motoscafos), ou então a pé, o que é a melhor alternativa. Conselho: Não ande de gôndola em Veneza, pois o preço é exorbitante! A praça de San Marcos é famosíssima em todo o mundo, e a quantidade de pombas neste local é sempre muito grande. Se você quiser conhecer mais sobre Veneza, vá a uma locadora e pegue o filme Indiana Jones e a Última Cruzada - várias cenas foram filmadas lá.

Depois, segui para Verona (terra de Romeu e Julieta), que seria uma das sedes da Copa de 90 e de volta para Munich, onde fiquei na casa de um amigo que havia conhecido em Madri.

Embarquei de volta para Paris, conheci vários amigos e depois fui para Bruxellas e Brugges, na Bélgica, logo depois de Gant. Vale a pena ir nesta bela cidade, e ficar hospedado num lugar chamado BauHaus, onde o ambiente é simplesmente ótimo. Você pode conhecer toda a cidade em horas de caminhada, ou, se preferir, pode alugar uma bicicleta e andar nas diversas ciclovias que existem pelo lugarejo. IMPERDÍVEL! De Bruges, fui para Luxemburgo, e de volta para Paris.

No final da viagem, voltei para Madri, conheci Lisboa - bela cidade, onde as vezes não consegue-se entender o português falado lá! Me lembro de ter comido um prato chamado 'Pato a bolhão', nem me lembro como era! - e voltei para a Espanha, indo a Toledo e El Escorial. Toledo é a cidade onde o pintor El Greco passou grande parte de sua vida. A cidade lembra em muito as cidades históricas de Minas Gerais, e se situa a poucos quilômetros de Madri. Vários museus e catedrais contribuem para o charme desta cidade, ponto de parada obrigatório para o turista na Espanha.

Depois, de volta para o Brasil.

Foz do Iguaçu, 1989 - 1993 - 1994 - 2003 - 2011

A primeira vez que fui à Foz do Iguaçu, foi junto com colegas da faculdade, no final do meu curso de Engenharia Elétrica na UFMG. Um passeio que vale a pena ser feito é conhecer Foz do Iguaçu, no Paraná. Além das belezas locais (com destaque para as incríveis Cataratas do Iguaçu e a hidrelétrica de Itaipu), não custa nada ir ao Paraguai fazer umas compras e para a Argentina.

Em 1993, lá estive com minha irmã Milvana, seu marido Altino e seus filhos Renata e Cristiano. Uma viagem curta, com direito a muitas compras no Paraguai.

Em 1994, voltei para lá com meu amigo Fernando, sendo que, desta vez, fiz o passeio de helicóptero sobre as cataratas, muito legal. Caríssimo! Na época, 55 dólares para 10 minutos, mas valeu a pena.

Em 2003, voltei com minha esposa Jussara e a família do meu irmão Américo.

Em 2011, voltei de novo com a Jussara mas desta vez com a Letícia também.

Estados Unidos, 1995-1996 (15 dias de duração)

Esta viagem foi feita com o meu pai, foi ótima e hiper-divertida! Ficamos em Washington e redondezas, e depois seguimos para Nova York. Lá, enfrentamos um frio de 16 graus abaixo de zero, e depois uma tempestade de neve histórica, a pior em mais de 48 anos, que ficou conhecida como 'The Blizzard of '96'. Incrível! Foram 27 polegadas de neve e os carros ficaram completamente soterrados!

Nova York é uma cidade internacional. Com o seu nível de violência reduzido drasticamente nos últimos anos (Rio, São Paulo e Belo Horizonte são atualmente BEM mais violentas), é um lugar que fornece todo tipo de lazer possível. Apesar dos ataques terroristas de 2001, é uma cidade que ainda vale a pena conhecer.

Nova York possui inúmeras casas de show, teatros, museus e todo tipo de atração turística para os mais variados e bizarros gostos.

Europa e Estados Unidos, 1996 (40 dias de duração)

Esta viagem também foi muito legal. Cheguei em Paris e depois fui para a Itália (Roma).

Roma é uma cidade recheada de história. Curiosidade: o metrô é pequeno, pois durante as escavações para a ampliação de suas linhas foram encontrados vestígios de cidades subterrâneas. Fantástico, não? Não esqueça de visitar a Pizza Navona, muito legal! Ah, nesta praça que fica a embaixada brasileira.

De Roma fui para Londres (escala em Paris), cidade que eu ainda não conhecida. Gostei demais de Londres, mas ainda prefiro Paris.

Na minha opinião, Londres é a cidade que oferece maiores facilidades ao turista. Em cada quarteirão pode-se encontrar de tudo: câmbio, cabines telefônicas, correios, etc., tudo graças aos centenas de quiosques de indianos espalhados pela cidade.

Uma visita ao museu de cera da Madame Tussaut é imperdível, assim como o Rock Circus, o museu de cera do Rock. Vale a pena assistir também musicais famosos - são mais de 40 todas as noites. Recomendo os 2 que já assisti, o Fantasma da Ópera e o Miss Saygon - ambos excelentes.

De Londres fui ver as famosas pedras de 'Stonehenge'. De volta para Paris, embarquei para Nova York, e de lá para Washington, onde fiquei na casa do meu amigo Pedrinho (em Alexandria, Virginia) e do meu primo Leo (Bethesda, Maryland). Fui também para Richmond, visitar meu amigo Harold Stierhoff, que havia me visitado no Brasil em 1995.

Por falar em Washington, esta é uma das minhas cidades prediletas, provavelmente porque lá morei em 1982. Possui várias atrações, museus, todo tipo de pontos turísticos, e é especialmente bonita à noite, quando os monumentos ficam iluminados. Um detalhe: Não há edifícios em Washington, mas é só atravessar o rio Potomac que, na Virgínia (principalmente Rosslyn), vários prédios são avistados.

São Paulo, 1997 (3 dias de duração)

Esta viagem foi feita com meu amigo cruzeirense Carvalho. Ficamos no centro de São Paulo, no hotel Itamarati. Fomos visitar a Fenasoft, no Anhembi, e foi um passeio legal.

Europa e Estados Unidos, 1997 (15 dias de duração)

Esta viagem também foi muito divertida, e foi com o meu irmão Américo. Fomos de São Paulo para Amsterdam, na Holanda. Infelizmente, ao mencionar esta cidade, todos se lembram das palavras DROGAS e PROSTITUIÇÃO. Mas não é só isto que há nesta cidade: os inúmeros canais, as construções típicas e os belos museus, sem falar no moderníssimo aeroporto Schiphol tornam esta cidade uma das mais bonitas que conheço.

Uma curiosidade: em Amsterdam a prostituição nas ruas é proibida, por isto as mulheres ficam em suas próprias casas, exibindo seu corpo através das vitrines iluminadas.... Existe museu de tudo: desde o museu de Van Gogh e Rembrandt até o da tortura, das drogas e do sexo!

De Amsterdam fomos para Paris (lógico) e depois Londres. De Londres fomos para Nova York (onde o Paulinho, irmão do meu cunhado Davidson, nos esperava) e depois para Washington. Foi a viagem em que fiz mais compras até hoje.

PS: Em Nova York ficamos em um hotel na rua 47 (Portland Square Hotel), pertinho da Broadway e em Washington (na verdade, em Crystal City, VA, no Days Inn).

Natal, 1998 (7 dias de duração)

Fiz esta viagem com a Jussara. Apesar da infra-estrutura, que deixa muito a desejar, uma cidade muito bonita, com belas praias e um imperdível passeio de buggy nas dunas móveis (COM EMOÇÃO!) de Genipabu. Um passeio de ultraleve (30 reais por 15 minutos na época) é ótimo para mostrar a beleza da região. Visite também o Forte dos Reis Magos, um forte datado de 1598. E não se esqueça do maior cajueiro do mundo, em Pirangi. E que tal saborear um delicioso caldo de Guajá?

Serras Gaúchas, 1999 (7 dias de duração)

Foi nossa viagem de lua de mel. Confesso que fiquei um pouquinho decepcionado com Gramado - acho que, por se tratar de uma cidade MUITO pequena, acaba não tendo tanta coisa legal assim. Mas a região perto do nosso hotel (Bavária, melhor que o Serra Azul, na minha opinião), realmente lembra a Europa. Mas eu gostei mais de uma cidadezinha no trajeto para Gramado, Nova Petrópolis - a praça central é muito bonita, tem um labirinto verde interessante e um mini shopping. Muito bonita. Não gostei muito de Canela (pouco para se ver, apesar da Catedral e da Cascata do Caracol) e achei Caxias do Sul uma ótima cidade.

Estados Unidos, 2000 (10 dias de duração)

Esta viagem foi feita em março de 2000, a negócios, fiquei em Washington e Richmond, novamente na casa do meu amigo Harold.

São Paulo, 2000 (3 dias de duração)

Muitos não gostam de São Paulo, só sei que lá é bom demais (e não é porque nasci lá não...). Há muito o que se ver, me lembra em muito a Europa e lá se percebe como que este povo é trabalhador. Nesta ocasião, fomos à Fenasoft, eu a Jussara e o Jaaaaaaaaaaaaaaaaaaaqui!! Fomos também no PlayCenter, perto da estação de Barra Funda, uma boa diversão. Sempre que vou á São Paulo me lembro da Europa, principalmente ao andar de metrô.

Europa (Paris), 2001 (10 dias de duração)

Esta foi a minha 2ª lua-de-mel (com a mesma esposa, lógico, a Jussara) Ficamos em um hotel baratíssimo para os padrões europeus (Telemaque), e curtimos demais. Fica perto da estação de metrô Danfert-Rochereau, uma região tipicamente parisiense (rue Daguerre), onde existem, no subterrâneo, catacumbas com mais de 6 milhões de corpos.

Como a Jussara gostou da cidade! Como sempre, fui hiper-bem-tratado, mesmo com o meu francês bem fraquinho! Tudo foi ótimo, apesar da chuva constante dos dias cinzentos de final de inverno europeu. Foi uma viagem inesquecível. Paris tem tantas coisas para oferecer, que já estive lá 4 vezes, e ainda falta muita coisa para ser visitada!

Poucas pessoas vão a Paris e não se sentem atraídos pela sua beleza. A Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o rio Sena, o Pantheon e a basílica de Sacre-Coeur são exemplos de pontos fantásticos, principalmente à noite, quando percebe-se como esta cidade é bonita.

Para os mais jovens, uma boa idéia é se acomodar num dos albergues da juventude da cidade. Recomendo o Le D'artagnan, que possui uma excelente infra estrutura e onde jovens de todo o mundo se encontram para trocar suas idéias! Parece um verdadeiro hotel, com ótimas acomodações e um preço irrisório em torno de 15 dólares por noite. Estação de metrô: Porte de Bagnolet.

Coladinho no albergue, vale a pena um passeio exótico ao Cemitério de Pere Lachaise (estação de metrô Gambetta), onde várias personalidades famosas estão sepultadas (como Chopin, Rossini, Comte, Proust, Balzac, Jim Morrison, Moliére, Gay-Lussac e outros). O cemitério de Montparnasse é mais bonito, mas bem menor e com um número reduzido de personalidades, como o empresário André Citroen e o filósofo Jean Paul Sartre. Não esqueça de visitar o túmulo de um maluco em forma de cama - com a estátua dele e da esposa em cima!

Um bom passeio a partir de Paris é pegar o TGV (trem bala) para Genebra, uma bela cidade da Suiça. E é muito gostoso dar uma caminhada ao lado do rio Sena (existem passarelas só para pedrestres).

Ah, e não custa nada dar uma paradinha na estação Iená e visitar o túnel onde a princesa Diana morreu...

Caxambu (MG), 2001 (4 dias de duração)

País em crise, viagens mais curtas.. Caxambu é uma cidadezinha do circuito das águas (e que águas!!). Bem melhor que São Lourenço, que cresceu muito! Um desafio é subir no morro da cidade através do teleférico. A visão lá de cima é muito bonita, mas haja coragem.

Santos e Guarujá, 2002 (10 dias de duração)

Quando pequeno, meu pai tinha um apartamento em Santos, perto do Aquário. É uma cidade com uma infra-estrutura incrível. A Jussara adorou.  Guarujá possui praias muito bonitas e a que mais gosto é a do Mar Casado (colada na de Pernambuco). Praia Grande também é pertinho de Santos e muito bacana. Em Santos, um desafio é subir até o topo do Monte Serrat a pé!!

Caraça (MG), 2002 (3 dias de duração)

Que passeio! O Caraça fica pertinho de Belo Horizonte, era um colégio que foi destruído por um incêndio. O lugar é muito bacana, há varias trilhas para serem feitas, a mais legal é a Cascatona (prepare-se para andar em torno de 3h00 ida e volta). O legal é passar a noite no Caraça, quando todos esperam ansiosos pelo Lobo Guará!

Poços de Caldas (MG), 2002 (6 dias de duração)

Ótimo passeio. Muita coisa para se ver, dentre elas: o teleférico que leva a gente até um morro de 1600m, a Cascata Véu das Noivas, o Recanto Japonês, etc. Um abraço para o José Pedro, garçom gente fina do hotel!

Serra da Piedade (MG), 2003

Coladinho em Belo Horizonte, na estrada para Caeté, ótimo passeio, lugar de onde se tem uma bela visão (o topo está a mais de 1700m de altitude), pode-se ver vários prédios de BH de lá!

Tiradentes e São João del Rei, 2003 (3 dias de duração)

Tiradentes é uma cidade muito bacana, hiper-tranquila e pertinho de Belo Horizonte. Sugiro ficar em uma pousada, como a que fiquei. Um ótimo lugar é conhecer o restaurante Quinta de Cabo Vila, comida de altíssima qualidade, dos proprietários (amigos nossos) Antero e Yêda.

Foz do Iguaçu e Argentina, 2003 (8 dias de duração)

Esta foi minha 4ª viagem à região, e conheci vários lugares que não conhecia: O lado argentino das cataratas (melhor que o nosso :-((, um passeio alucinante de rio nos pés das quedas (Macuco Safári), ruínas jesuíticas na Argentina, e muito mais (além das tradicionais compras no pitoresco Paraguai, é claro), em um pacote baratíssimo. Esta viagem foi feita com a Jussara e com a família do meu irmão, o Américo.

Serra do Cipó, 2004 (final de semana)

Pois é, tanta viagem para fora do Brasil, Europa, etc., e eu não conhecia a região da serra do Cipó. Coisa feia, não? O local é muito bacana, mas nosso passeio foi bastante limitado, afinal a Letícia não podia ir nas inúmeras trilhas e cachoeiras - principalmente no parque -, grande atração da região. Mas mesmo assim foi um ótimo passeio, livre de todo o estresse da cidade grande.

Maceió e litoral alagoano, 2005 (uma semana)

Ótimo passeio, o primeiro em 'longa distância' feito com a Letícia, então com 1 ano... mas ela suportou bem, não cansou como a gente... Maceió é muito bonita, com belas praias e muita coisa para se ver. Na nossa opinião, a melhor é a do francês. Um passeio também muito legal é ir até Maragogi (130 kms de distância), e daí até as Galés (piscinas naturais 6 kms mar adentro). Fotos desta viagem podem ser vistas aqui.

Apesar de uma infra-estrutura deficiente (o que acontece em todo o nordeste), e da exploração absurda que fazem com os turistas ($$$$), é um ótimo lugar para se conhecer.

Monte Verde, 2006 (uma semana)

Monte Verde é uma cidadezinha localizada no sul de Minas Gerais, bem no alto das montanhas (1560 m). O clima lá é uma delícia. É lógico que não dá para comparar com o clima no hemisfério norte (como as agências de viagem adoram fazer), mas é bem mais frio do que a nossa média. Na verdade, a temperatura chega perto de zero grau várias vezes no ano, mas como o clima é seco, a possibilidade de neve inexiste (embora já tenha nevado no passado). Ficamos lá uma semana, no início de abril, e gostamos muito. Fotos desta viagem podem ser vistas aqui.

Florianópolis, 2006 (uma semana)

Aproveitando uma promoção aérea (R$ 50 por trecho a partir de Belo Horizonte), ficamos uma semana lá. Gostamos muito. A pizza do Juca Pato é ótima, bem como a infra-estrutura de toda a ilha. Fotos desta viagem podem ser vistas aqui.

Bonito, 2007 (uma semana)

Excelente destino de ecoturismo no Brasil. Muito organizado, ótima infra-estrutura. Dicas principais: Flutuação no Rio da Prata e Gruta do Lago Azul. Os passeios são caros (em média R$ 100 cada), mas vale a pena. Ah, não se esqueça de alugar uma câmera quando for fazer a flutuação, muito legal! Fotos aqui.

Manaus, 2008 (4 dias)

Apesar do centro caótico e extremamente sujo, é um bom passeio. O Teatro Amazonas é muito bonito. O passeio pelos rios (Encontro das águas) é muito bacana também, além do passeio de canoa pelos igarapés e igapós. Fotos aqui.

Ásia, 2009 (16 dias)

Demais, muito doido!! Fotos podem ser vistas aqui.